terça-feira, 7 de julho de 2009

Comprei um novo. E o que eu faço com o velho???

Nosso Blog tá no ar a pouco tempo e já mostrou muitas novidades do mundo tecnológico, algumas surpreendendes. Eu estava pensando, a cada dia aparecem tantas novidades legais que dá vontade de adquirir todas...Mas se eu trocar por um novo, o que eu faço com o velho???
Essa é pergunta que não quer calar...O que fazer com nosso LIXO TECNOLÓGICO??? Ano passado comprei um computador novo e adivinhem...por falta de um lugar para descarte adequado, o velho ainda está por aqui(com excessao do monitor e da impressora que consegui doar). Além desse equipamento velho também tenho 3 aparelhos celulares, algumas placas de computador e antigos HD´s que não podem ir para o lixo comum e não tenho idéia de como descartar.
E sei que, como eu, muitas outras pessoas e empresas passam pelo mesmo problema.
Recentemente li uma matéria sobre uma
lei que obriga as empresas no estado de São Paulo a recolher e reciclar o chamado lixo eletrônico...Parece que a lei já foi aprovada pelos Deputados estaduais e só falta a assinatura do Governador. Será criado um grande centro de reciclagem na USP que atenderá tanto as empresas quanto os usuários domésticos...
Dessa vez, São Paulo saiu na frente, mas espero que essa lei tão importante para o nosso meio ambiente sirva de exemplo para todo o Brasil e que o nosso governo de Santa Catarina se inspire nessa idéia.
Algumas tecnologias também podem ajudar na resolução desse problema como por exemplo, os Netbooks biodegradáveis
, ou até a tecnologia da computação em nuvem, que poderia reduzir (ou até quem sabe eliminar) a necessidade de atualizações constantes dos equipamentos.
Quanto a nós, também podemos fazer nossa parte doando o que ainda tem uso, fazendo o descarte correto e principalmente, apesar de tantas novidades, não nos deixar levar por nossos IMPULSOS TECNOLÓGICOS e adquirir só o que realmente vale a pena...Acreditem, apesar de tanta tecnologia, não precisamos ter um iPhone ou uma TV de Plasma para continuarmos vivendo.

Um comentário:

  1. Se analisarmos os dados abaixo, podemos chegar a conclusão que, será cada vez mais necessário as autoridades tomarem medidas para contenção da produção do lixo eletrônico. Seus produtores terão que ter uma opção de destino reciclavel e não poluente para seu cliente/usuário quando este optar pelo descarte ou troca.

    Confira alguns números, pesquisas e estatísticas do mercado de tecnologia da informação:

    - 54%... dos adolescentes norte-americanos têm um MP3 player, de acordo com estudo da Ipsos

    - 48%... das TVs vendidas mundialmente serão
    de LCD em 2009, segundo pesquisa da iSuppli

    - 90,5 milhões... é o número de celulares no Brasil em abril, segundo a Anatel.

    ResponderExcluir