terça-feira, 7 de julho de 2009

Comprei um novo. E o que eu faço com o velho???

Nosso Blog tá no ar a pouco tempo e já mostrou muitas novidades do mundo tecnológico, algumas surpreendendes. Eu estava pensando, a cada dia aparecem tantas novidades legais que dá vontade de adquirir todas...Mas se eu trocar por um novo, o que eu faço com o velho???
Essa é pergunta que não quer calar...O que fazer com nosso LIXO TECNOLÓGICO??? Ano passado comprei um computador novo e adivinhem...por falta de um lugar para descarte adequado, o velho ainda está por aqui(com excessao do monitor e da impressora que consegui doar). Além desse equipamento velho também tenho 3 aparelhos celulares, algumas placas de computador e antigos HD´s que não podem ir para o lixo comum e não tenho idéia de como descartar.
E sei que, como eu, muitas outras pessoas e empresas passam pelo mesmo problema.
Recentemente li uma matéria sobre uma
lei que obriga as empresas no estado de São Paulo a recolher e reciclar o chamado lixo eletrônico...Parece que a lei já foi aprovada pelos Deputados estaduais e só falta a assinatura do Governador. Será criado um grande centro de reciclagem na USP que atenderá tanto as empresas quanto os usuários domésticos...
Dessa vez, São Paulo saiu na frente, mas espero que essa lei tão importante para o nosso meio ambiente sirva de exemplo para todo o Brasil e que o nosso governo de Santa Catarina se inspire nessa idéia.
Algumas tecnologias também podem ajudar na resolução desse problema como por exemplo, os Netbooks biodegradáveis
, ou até a tecnologia da computação em nuvem, que poderia reduzir (ou até quem sabe eliminar) a necessidade de atualizações constantes dos equipamentos.
Quanto a nós, também podemos fazer nossa parte doando o que ainda tem uso, fazendo o descarte correto e principalmente, apesar de tantas novidades, não nos deixar levar por nossos IMPULSOS TECNOLÓGICOS e adquirir só o que realmente vale a pena...Acreditem, apesar de tanta tecnologia, não precisamos ter um iPhone ou uma TV de Plasma para continuarmos vivendo.

Viagem no tempo derrota a Mecânica Quântica



A capacidade para viajar de volta no tempo, embora algo inteiramente hipotético, não é algo explicitamente proibido pelo nosso entendimento atual do espaço e do tempo, fundamentado na Teoria da Relatividade Geral.

Viagens no tempo tendem a causar confusão com outras leis da física. Contudo, no último exemplar da Physical Review Letters, pesquisadores relatam um outro exemplo com igual potencial de causar confusões. Eles demonstram que os sistemas de criptografia baseados nos princípios quânticos podem ser quebrados permitindo que o fluxo de dados interaja com o estado quântico que viaja de volta no tempo.

Esse cenário não representa uma ameaça imediata para a segurança da informação, garantem os autores. Em vez disso, trata-se de um exemplo do tipo de contradição que qualquer teoria unificada da mecânica quântica e da gravidade terá que resolver.

Saiba mais acessando o site:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=viagem-tempo-derrota-mecanica-quantica&id=010150090707

Aprendizado e diversão: jogo eletrônico ensina matemática fundamental

Que a tecnologia da informação viria a facilitar o aprendizado e diminuir as barreiras na aquisição de conhecimento muitos previam, mas tornar o ensino da Matemática para crianças algo divertido, ainda é algo impossível para muitos....

Dispostos a acabar com este mito e motivados à conciliar aprendizado e diversão, três alunos recém-formados no curso de Engenharia de Computação da Escola Politécnica (Poli) da USP, desenvolveram o Toth, que nada mais é que um jogo eletrônico educacional que tem o objetivo de complementar o ensino dos conceitos teóricos de Matemática a crianças do ensino fundamental, de 7 a 10 anos.

Assim como nós acadêmicos passamos por algumas dificuldades e dúvidas em conciliar determinadas teorias com a prática empresarial, os criadores do jogo sentiram a mesma necessidade - associar os princípios matemáticos com a realidade do "aprendiz". Para isso existe um personagem no jogo, comandado pela criança, através do qual ela participa de minijogos voltados ao aprendizado.

"Para as crianças, as brincadeiras representam momentos de investigação, exploração e resolução de problemas do dia-a-dia", afirma um dos criadores complementando: "Por isso, os jogos podem e devem ser incorporados nas rotinas dos processos educativos vividos em salas de aula".

O projeto vai além e tem como objetivo desenvolver versões que operem no Xbox 360 e ainda para o reprodutor de mídia digital Zune.

Ééé meu caros colegas... aqueles pais que diziam: " Sai desse video-game moleque! Vai estudar!" Parecem estar propensos à extinção daqui alguns anos....


Acesse: Aprendizado e diversão: jogo eletrônico ensina matemática fundamental

Prêmio FINEP de Inovação 2009

A você, caro leitor, que tem acompanhado nosso blog, observado as constantes inovações tecnológicas, e se sentido motivado a mostrar para todo o Brasil a "grande idéia da sua vida", não perca esta oportunidade!!!

Estão lançadas as inscrições para o Prêmio FINEP de Inovação, o maior evento a premiar a inovação tecnológica no Brasil.

Foi criado para premiar esforços inovadores realizados por empresas, instituições de ciência e tecnologia e organizações sociais brasileiras, desenvolvidos no Brasil e aplicados no País e no exterior.

Até 10 de setembro de 2009, as inscrições estão abertas nas categorias Pequena Empresa, Média Empresa, Grande Empresa, Tecnologia Social e Instituição de Ciência e Tecnologia. Pessoas físicas podem concorrer na categoria especial Inventor Inovador, na qual são escolhidos os inventores que mais se destacaram no País.

E não perca as esperanças pois o Prêmio é realizado regionalmente, sendo que as regiões, divididas por categoria, concorrerão entre si à premiação nacional. Pensou que não vale a pena!? Então escute só....
....além de ganhar um lindo trófeu, o FINEP poderá disponibilizar financiamentos de 500 mil à 10 milhões de reais aos vencedores, para implantarem seus projetos.

Uma oportunidade tentadora não!?

Então visite o site e saiba como participar: Prêmio FINEP de Inovação 2009

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Rato-robô viabiliza estudos de cognição, emoção e autonomia

O robô-rato, batizado de SCRATCHbot, é parte de um projeto de pesquisas chamado ICEA (Integrating Cognition, Emotion and Autonomy).

O projeto é bem interessante, onde o rato robótico usa seu bigodinho na identificação de objetos, no qual o sentido tato é concentrado virtualmente no bigode. Esses robôs foram projetados para utilizar um sistema de visão artificial, com o objetivo de alcançar o desenvolvimento de sensores táteis para máquinas inteligentes.

Vale a pena conferir!
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=rato-robo-viabiliza-estudos-cognicao-emocao-autonomia&id=010180090703

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Galeria de Inventores Brasileiros

Não vamos deixar de contemplar nossa pátria!

Aqui neste site, encontramos inúmeras invenções de nossos queridos inventores Tupiniquins.

Temos desde o Walkman a Nanotubos quadrados , inventos brilhantes como o computador que pode ser operado pela mente humana, Interface de comunicação cérebro/computador .

Você sabia que o Chuveiro elétrico com pressurizador e o desenho animado por computação gráfica também foram inventados por nós!
Confira estas e outras invenções no site http://www.redetec.org.br/inventabrasil/indexn.htm.
Obs: site da revista que inspirou a procurar por nossas invenções http://www.almanaquebrasil.com.br/ , reportagem http://www.almanaquebrasil.com.br/especiais/inventores-do-brasil-para-o-mundo/ , vale a pena conferir.

Um pouco de humor...


Despertador que se movimenta pelo quarto após a primeira tentativa de desligar. , forçando o sonolento dono a procurá-lo.

Acho que agora não vamos poder chegar atrasados na aula...



Um carro movido a hamster! Os roedores se movimentam em cima de esteiras que geram a eletricidade necessária para rodar o motor.

Com certeza, não é muito veloz, porém, os ecologistas vão adorar!!!
E para finalizar...


Cientista desenvolve programa para entender as vacas

Um cientista alemão aposentado, de 62 anos, está criando um programa de computador com o objetivo de interpretar a linguagem das vacas, no intuito de conhecer melhor os animais e saber como elas estão de saúde.

Talvez isso seja útil na Índia...


FIM

Para refletir um pouco...

http://www.youtube.com/watch?v=OzttIhBe11c